
Bom, quando se fala em computação nas nuvens, fala-se da possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, ou seja, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.Se o computador estiver devidamente conectado ao serviço online, você pode desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar, por isso chama-se computação nas nuvens, porque você pode acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Entre os varios exemplos de computação nas nuvens podemos citar a Google que mergulhou de cabeça nessa tecnologia, e traz o Gmail com varias funções para organizar as mensagens e os arquivos recebidos com elas, o Google Maps que nos permite navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referência, e tambem o Google Music que nos possibilita ouvir nossa coleção de músicas onde quer que estejamos. Outro exemplo é o Live que através do hotmail nos permite visualisar as mensagens recebidas e até mesmo acessar o messenger para conversar com os contatos mesmo que não o tenhamos em nosso computador.
Vantagens e desvantagens
Como tudo na vida, a computação em nuvens tem suas vantagens e suas desvantagens. Entre as vantagens podemos citar a não precisão de ter uma máquina potente, uma vez que tudo é executado em servidores remotos, e tambem a possibilidade de acessar arquivos, aplicativos e dados a partir de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet.
Porém, o armazenamento nas nuvens também gera desconfiança, principalmente em relação à segurança e deve-se ressaltar também que os servidores ficam em lugares distantes, e por isso, uma internet de baixa velocidade pode ser prejudicial para o aproveitamento pleno da tecnologia.
Mas mesmo com algumas desvantagens, não há duvida de que esta tecnologia esta crescendo a cada dia mais e a tendencia é continuar evoluindo, pois as empresas tem investido cada vez mais neste avanço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário