30 de outubro de 2012

Segurança Wireless

Muitas pessoas podem estar sofrendo com uma internet lenta, mas nunca pararam para pensar que pode ter alguém "chupinzando'' a sua rede, e para que você possa estar seguro desse tipo ação, veja abaixo sobre alguns tipos de segurança e como você pode se previnir.
  • Tipos de segurança
WEP ( Wired Equivalent Privacy ): Garante a confidencia e a integridade dos dados circulados na rede. Sua chave varia de 24 a 128 bits, onde pode ser configurada manualmente no ponto de acesso e de seus clientes, e neste protocolo não existe uma gerencia de chave.

TKIP ( Temporal Key Integrity Protocol ): Contorna alguns problemas gerados pelo WEP. Utiliza uma chave de 128 bits e por pacotes . Cada estação combina sua chave com o endereço MAC para ter uma chave única , onde as chaves são trocadas quase sempre.

WPA - ( Wi-Fi Protected Access ): O WPA usa o TKIP para criptografia dos dados e padrão 802.1x(EAP) para autenticação, onde ela ocorre com uma chave compartilhada, parecido com o WEP. Depois que acontece a autenticação surge  outra chave para a criptografia dos quadros.
  
WPA2 ou IEEE 802.11i : Juntou vários itens do WPA, como o uso do IEEE 802.1x/EAP e acrescentou novidades, como a utilização do algoritmo forte de criptografia, o AES (Advanced Encryption Standard).

  • Dicas de como se previnir: 
Troque a senha de administração: Procure usar senhas que contenham letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres.

Nunca deixe sua rede sem fio sem senha: As dicas são as mesmas do item anterior , mas no caso de uma rede de empresas ou lugares que recebam pessoas constantemente a dica e mudar a senha pelo menos uma vez ao mês.

Esconda a identificação da rede: Os roteadores podem esconder o nomeda rede, onde só quem sabe o nome da rede poderá manualmente, adicioná-la na área de redes do computador, ou qualquer outro dispositivo com wi-fi, e acessá-la normalmente.

Filtre os dispositivos que podem acessar a rede wireless: A maioria dos roteadores também possui uma função na qual você pode filtrar os dispositivos autorizados a se conectarem, através do MAC Adresss (Endereço Físico), ou seja nada mais nada menos, do que um conjunto de 6 pares de letras e/ou números que identifica cada um dos equipamentos providos de conexão wireless. Neste caso, por mais que o invasor saiba a senha da sua rede sem fio, se o Endereço Físico de seu dispositivo não estiver cadastrado na lista do roteador, a conexão não se completa.
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário