10 de setembro de 2012

O que é a internet?

        A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro que transportam informações de um lado pro outro de forma integrada dando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada. E para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.  Isto é, você escreve um endereço de um site no navegador, ele transmite esse pedido por vários computadores até chegar ao local certo (o site que você quer). Aí, o site libera o acesso e, com isso, aparece na nossa tela.



Como a internet funciona?

        Bom, a internet é uma reunião de milhares de redes e organizações individuais, cada uma delas é administrada e sustentada por seu próprio usuário. Cada rede colabora com outras redes para dirigir o tráfego da Internet, de modo que as informações possam percorrê-las. Juntas, todas essas redes e organizações formam o mundo conectado da Internet. E para que redes e computadores cooperem desse modo, é necessário que haja um acordo geral sobre alguns itens como procedimentos na Internet e padrões para protocolos.
         A maioria das páginas da internet é escrita usando a mesma linguagem, HTML, que é passada adiante usando um protocolo comum — HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto). O HTTP é o dialeto comum na Internet, que permite, por exemplo, que uma máquina Windows entre em harmonia com uma máquina usando uma versão do Linux. Através do uso de um navegador web — uma peça especial de software que interpreta HTTP e apresenta HTML em uma forma legível para humanos — páginas feitas em HTML  em qualquer tipo de computador podem ser lidas em qualquer lugar, até mesmo em telefones.
Mesmo que estejam falando a mesma língua, os vários dispositivos que acessam a web precisam seguir algumas regras para serem capazes de falar com os outros. O HTTP define as regras básicas para a Internet. Por causa do HTTP, uma máquina cliente (como o seu computador) sabe que ela é quem tem que iniciar uma requisição de uma página para um servidor. Um servidor é um computador onde ficam os web sites — quando você digita um endereço em seu navegador, um servidor recebe seu pedido, encontra a página que você quer, e a envia de volta ao seu computador para ser mostrada em seu navegador.

Historia da internet

        A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) objetivando conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro Universidades  em 1969. Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projeto à disposição, para trabalhar. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.
        Na década de 80, redes de computadores de outros centros de pesquisa foram integrados à rede da ARPA. Em 1985, a entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou os supercomputadores do seu centro de pesquisa, a NSFNET, que no ano seguinte entrou para a ARPANET. A ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era a INTERNET.
        Três anos depois, em 1988, a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresa de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS).
        Mas foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

2 comentários: