30 de outubro de 2012

Segurança Wireless

Muitas pessoas podem estar sofrendo com uma internet lenta, mas nunca pararam para pensar que pode ter alguém "chupinzando'' a sua rede, e para que você possa estar seguro desse tipo ação, veja abaixo sobre alguns tipos de segurança e como você pode se previnir.
  • Tipos de segurança
WEP ( Wired Equivalent Privacy ): Garante a confidencia e a integridade dos dados circulados na rede. Sua chave varia de 24 a 128 bits, onde pode ser configurada manualmente no ponto de acesso e de seus clientes, e neste protocolo não existe uma gerencia de chave.

TKIP ( Temporal Key Integrity Protocol ): Contorna alguns problemas gerados pelo WEP. Utiliza uma chave de 128 bits e por pacotes . Cada estação combina sua chave com o endereço MAC para ter uma chave única , onde as chaves são trocadas quase sempre.

WPA - ( Wi-Fi Protected Access ): O WPA usa o TKIP para criptografia dos dados e padrão 802.1x(EAP) para autenticação, onde ela ocorre com uma chave compartilhada, parecido com o WEP. Depois que acontece a autenticação surge  outra chave para a criptografia dos quadros.
  
WPA2 ou IEEE 802.11i : Juntou vários itens do WPA, como o uso do IEEE 802.1x/EAP e acrescentou novidades, como a utilização do algoritmo forte de criptografia, o AES (Advanced Encryption Standard).

  • Dicas de como se previnir: 
Troque a senha de administração: Procure usar senhas que contenham letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres.

Nunca deixe sua rede sem fio sem senha: As dicas são as mesmas do item anterior , mas no caso de uma rede de empresas ou lugares que recebam pessoas constantemente a dica e mudar a senha pelo menos uma vez ao mês.

Esconda a identificação da rede: Os roteadores podem esconder o nomeda rede, onde só quem sabe o nome da rede poderá manualmente, adicioná-la na área de redes do computador, ou qualquer outro dispositivo com wi-fi, e acessá-la normalmente.

Filtre os dispositivos que podem acessar a rede wireless: A maioria dos roteadores também possui uma função na qual você pode filtrar os dispositivos autorizados a se conectarem, através do MAC Adresss (Endereço Físico), ou seja nada mais nada menos, do que um conjunto de 6 pares de letras e/ou números que identifica cada um dos equipamentos providos de conexão wireless. Neste caso, por mais que o invasor saiba a senha da sua rede sem fio, se o Endereço Físico de seu dispositivo não estiver cadastrado na lista do roteador, a conexão não se completa.

9 de outubro de 2012

Tendência das Redes

           A cada dia que passa as redes de computadores crescem muito, tanto em tamanho quanto em complexidade, elas se tornaram parte fundamental do nosso dia a dia. Por isso, com tanta utilidade que ela tem para nós, ela precisa ser melhorada e modifica a cada dia que passa, e aqui nesse post você poderá conhecer um pouco de uma tendencia, que não é muito nova mais que aqui no Brasil ainda é uma novidade.

Futuro das Redes de Computadores

  • Tecnologia WiGig
            A Intel demonstrou uma nova tecnologia wireless que proporciona velocidades de transmissão de até 7 Gbps, 10 vezes mais rápida que a de redes Wi-Fi com base no padrão 802.11n. A fabricante de chips apresentou a tecnologia Wireless Gigabit(WiGig) e informou que ela está a caminho de se tornar a mais importante tecnologia wireless multi-gigabit da próxima geração. "Olhando para o futuro, toda a computação irá se tornar sem fio, com um numero cada vez maior e com uma comunicação wireless rápida", disse Justin Rattner, CTO da Intel, em um comunicado. "Estou animado com o que eu vi da tecnologia WiGig até agora - não só a sua capacidade de transmissão, mas também a flexibilidade da tecnologia para uma ampla gama de aplicações."
        A tecnologia opera em uma frequência não-licenciada de 60GHz, maior que as frequências de 2,4 GHz e 5GHz usadas por produtos Wi-Fi existentes. A especificação WiGig é baseada no padrão IEEE 802.11, que é o núcleo de centenas de milhões de produtos Wi-Fi em uso em todo o mundo, de acordo com a Wireless Gigabit Alliance - organização responsável pelos padrões Wi-Fi existentes. A organização afirmou que essa especificação inclui suporte nativo para frequências de mais de 60GHz, e novos dispositivos com rádios tri-band serão capazes de se integrar sem problemas a redes Wi-Fi de 2.4GHz e 5GHz e também a de 60GHz. Segundo o presidente da WiGig Alliance, Ali Sadri, a especificação também suporta implementações sem fio de interfaces HDMI e DisplayPort, bem como a proteção de conteúdo digital de banda larga (HDCP) - esquema usado para proteger contra cópia vídeo e áudio digital transmitido nessas interfaces.
        A WiGig permite a conectividade sem fio usando HDMI, de modo que laptops podem um dia ser capazes de se conectar a televisores e transmitir vídeos. "Dentro dos próximos anos, acredito que as pessoas não saberão como puderam ficar tanto tempo sem essa tecnologia", disse Sadri. "Ela está quase pronta, e com chips de várias empresas associadas em produção e certificação pronta para meados de 2013, espero uma verdadeira explosão no número de dispositivos WiGig chegando ao mercado em breve."

IPV6

O que é IPV6?

IPV6 é uma versão de protocolo, o mais novo protocolo de internet . Ele vai estar junto com o IPV4, pois tem muitos IP's. IPV6 foi criado para abrir novos espaços de IP's na internet.

2 de outubro de 2012

Um pouco sobre Cabos

Neste post você compreendera um pouco mais sobre os cabos que são mais comentados e utilizados em diversos tipos de eletrônicos.

Como Configurar o seu IP no Windows XP

Bom primeiramente vamos clicar com o botão direito em cima do ícone de rede ,do lado do relógio. (Fig. 1)
(Figura 1)


Como configurar o seu IP no windows 7

Bom primeiramente vamos clicar em " iniciar " e logo em " Painel de Controle ". (Fig. 1)
(Figura 1)

1 de outubro de 2012

Tecnologia USB

     O USB (Universal Serial Bus) trata-se de uma tecnologia que tornou mais fácil, rápida e simples a conexão de diversos tipos de aparelhos com HDs externos, leitor de cartões, pendrives, teclados, scannerscâmeras digitais, MP3-players, impressoras, etc ao computador, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo.

Vantagens do USB

       Um dos principais motivos que levou à criação da tecnologia USB é a necessidade de facilitar a conexão de variados dispositivos ao computador. Sendo assim, o USB oferece uma série de vantagens:

  • Qualquer dispositivo compatível com o USB usa padrões definidos de conexão, assim não é necessário ter um tipo de conector específico para cada aparelho;
  • A maioria dos dispositivos que usam USB não precisam ser ligados a uma fonte de energia, já que a própria conexão USB é capaz de fornecer eletricidade. 
  • É possível conectar ao mesmo tempo até 127 dispositivos em uma única porta USB. Isso pode ser feito, por exemplo, através de hubs, dispositivos que utilizam uma conexão USB para oferecer um número maior delas.
  • O padrão USB é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. O Windows, por exemplo, o suporta desde a versão 98. E outros sistemas operacionais como o  Linux e Mac também são compatíveis.

Conectores de vídeo

      Hoje em dia, computadores, televisões e outras tecnologias usam muito os conectores de vídeo, no qual existe vários modelos e mesmo eles tendo a mesma finalidade – conectar o sinal de vídeo de um dispositivo ao outro – a qualidade de vídeo e algumas funções são bem diferentes, então agora vou falar um pouco sobre alguns deles.

26 de setembro de 2012

Categorias de Cabos


Os cabos UTP são divididos em algumas categorias, veja abaixo:  


Categorias 1 e 2: Estas duas categorias de cabos não são mais utilizadas, nem recomendadas pela TIA (Telecommunications Industry Association). Eles eram formados por pares de fios blindados e usados para  instalações telefônicas, e os cabos de categoria 2 foram até mesmo usados em redes Arcnet de 2.5 megabits e redes Token Ring de 4 megabits, mas não são adequados para uso em redes Ethernet.

18 de setembro de 2012

Endereçamento IP, Mascara e Gateway

  • O que é endereçamento IP ?
Endereçamento IP é um numero que define a rede de cada maquina que esta conectada a internet. 

  • Como funciona o endereçamento IP ?
Quando alguem digita uma URL no navegador, esta solicitação será enviada para um servidor de DNS (Domain Name System) que achará qual o endereço IP referente a aquela URL. Então encaminhará a solicitação  e o servidor de páginas enviará as informações.

OBS : Em conexões discadas ou ADSL PPOE a cada vez que houver uma nova conexão o IP muda, e é dado o nome de IP dinamico .

  • O que é a Mascara de rede ?
 É a divisão do endereço IP . Essa divisão irá corresponder à rede pública, à subrede e aos hosts .

  • O que é  e como funciona o Gateway ?
É uma maquina que faz a interligação de redes, separa domínios de colisão e até traduz  protocolos. O gateway interliga a  rede com a rede mundial de computadores , ou seja a internet .

SMTP

Simple Mail Transfer Protoco(SMTP) é um protocolo que permite fazer um standard que permite transferir um correio de um servidor a outro.

Como ele funciona? 

Trata-se de um protocolo que funciona em modo conectado, encapsulado numa trama TCP/IP. O correio é entregue directamente ao servidor de correio do destinatário. O protocolo SMTP funciona graças a comandos textuais enviados ao servidor SMTP. Cada um dos comandos enviados pelo cliente  é seguido de uma resposta do servidor SMTP composta de um número e de uma mensagem descritiva. 

Veja mais  em : 

POP3

Post Office Protocol (POP3) é um protocolo usado com acesso remoto, com uma caixa de correio eletrônico. Esse protocolo permite ler as mensagens em outro  computador local,sendo que você pode receber,enviar, apagar e armazena-las.

Como o POP3 funciona?

Ele estabelece uma ligação  TCP entre a aplicação do cliente do e-mail,o servidor está "guardando" os e-mails.Todas as mensagens na caixa de correio são transmitidas para outro computador.Sendo que ele podem ser apagadas da caixa do correio,sendo opcional.

Protocolo DNS

O DNS (Domain Name System) é basicamente um mapeamento entre endereços IP, ele nomeia os computadores e serviços da rede. As redes TCP/IP, como por exemplo a internet, usam o DNS para que possam localizar computadores e serviços através de nomes, em vez de endereços IP numéricos. Ele é importante pois quando colocado um nome é mais facil de aprender e lembrar. 

O que um servidor DNS faz?

 Quando você digita em seu navegador o nome de um site, o protocolo DNS entra em ação, contatando um servidor DNS e perguntando qual endereço IP está associado ao nome que você digitou. O servidor DNS responderá com o número do IP do site e então o seu navegador saberá qual endereço IP usar nesta conexão.

Protocolo DHCP

Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), é um protocolo que permite a um computador que se conecta a uma rede obter sem interrupções a sua configuração.Tem apenas de dizer ao computador para encontrar sozinho um endereço IP através do DHCP. Seu objetivo principal é a simplificação da administração de uma rede.

Como funciona o DHCP?

Quando o computador é conectado a rede, ele geralmente não sabe quem é o servidor DHCP e, então envia uma solicitação à rede para que o servidor DHCP veja que uma máquina-cliente está querendo fazer parte da rede e, portanto, deverá receber os parâmetros necessários. O servidor DHCP responde informando os dados cabíveis, principalmente um número IP livre até então. Caso o cliente aceite, esse número ficará indisponível a outros computadores que se conectarem à rede, já que um endereço IP só pode ser utilizado por uma única máquina por vez.

11 de setembro de 2012

Crimpando cabo de rede

Como crimpar os cabos de rede 

Bom, primeiramente teremos de ter as ferramentas para crimpar o cabo.As ferramentas sao essas: Alicate de Crimpagem (Fig.1 ),Descascador de cabo (Fig.2).
(Figura 1)

Alicante de Crimpagem: Usa-se para " apertar " os fios do cabo, com o conector.




10 de setembro de 2012

Rede wireless


  • A história



A rede wireless se inicia quando Marconi o inventor do rádio, descobriu o uso das ondas de radio. Na verdade as ondas de rádio já estavam presentes a  algum tempo no nosso cotidiano , mas foi através dos aperfeiçoamentos que chegamos ao que hoje se define wireless.
Nos anos de 1997 , o organismo IEEE (Intiute of Electrial Electronics Engineers) publicou o protocolo 802.11, liberando as faixas de frequência fazendo com que  não tivessem a licença para operar das LANs sem fio . Foram usadas as ondas AM/FM, do radio na internet sem fio , nas faixas de frequencia 2.4 Ghz ou 5Ghz , e assim por diante estando cada vez mais atualizadas e bem desenvolvidas .


  • O que é wireless ?
Wireless ou então conhecida também como rede sem fio transmite informações através de frequência de ondas de radio , sem precisar utilizar fios ou cabos . Fazendo a conexão com os dispositivos através da radiofrequência.   


.

O que é a internet?

        A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro que transportam informações de um lado pro outro de forma integrada dando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada. E para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.  Isto é, você escreve um endereço de um site no navegador, ele transmite esse pedido por vários computadores até chegar ao local certo (o site que você quer). Aí, o site libera o acesso e, com isso, aparece na nossa tela.

Cabeamento Estruturado

                          O cabeamento estruturado é o que influencia em toda performance da rede, com ele podemos organizar e padronizar os  conectores e meios de transmissão para redes de informática ou também de telefonia, o que torna a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e permite assim uma ligação de rede de  servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.

28 de agosto de 2012

Conceito de redes

                As redes de computadores são basicamente estruturas físicas e lógicas que permitem que dois ou mais computadores posam compartilhar suas informações e dados entre si.

27 de agosto de 2012

O que é a computação nas nuvens?


      Bom, quando se fala em computação nas nuvens, fala-se da possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, ou seja, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.Se o computador estiver devidamente conectado ao serviço online, você pode desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar, por isso chama-se computação nas nuvens, porque você pode acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

Internet em celular

A internet está em praticamente em todo lugar hoje em dia, é um recurso pratico e rápido, e ainda  pra ficar mais completo agora  tem a internet no celular. E você já parou para pensar em como a internet no celular pode funcionar? Não? Então veja como funciona:



Para que você possa se conectar na internet, o seu celular irá precisar ter um mini-browser, é um software que exibe as paginas da internet. Por exemplo, quando você compra um celular, ele já vem configurado para que você possa acessar a internet pela operadora por meio de um gateway.
Quem faz a comunicação do computador com a internet é um protocolo, onde recebe pacotes com informações, ... E no celular não é nada diferente, a transmissão de dados também é  feita pelo protocolo que se chama WAP (Wireless Access Protocol), onde a transmissão de dados entre o seu celular e a operadora é realizada pelas ondas magnéticas.